revisao-de-veiculos-como-fazer-e-itens-essenciais

Revisão De Veículos: Como Fazer E Itens Essenciais

A revisão de veículos é um procedimento que garante a segurança de quem possui motos, caminhões, carros e quaisquer outras formas de locomoção.

Devendo ser realizada com periodicidade, a sua função é prevenir defeitos, mas também detectar qualquer anomalia que o veículo apresente e que possa colocar em risco a vida dos seus ocupantes e dos demais.

Todos os fabricantes fazem estudos antes de lançar qualquer veículo e estipulam um plano de manutenção, estas são executadas por quilometragem e por tempo.

Geralmente, as revisões são feitas a cada seis meses ou um ano, entre 5.000km a 10.000km.

Mas é possível fazê-las nas situações extraordinárias como um check-up de viagem ou preparação para venda.

É muito importante ressaltar que existe uma tolerância que todos os fabricantes adotam, colocando um período antes e depois da data ou quilometragem para o proprietário poder organizar e não deixar de seguir o plano de manutenção.

Contudo, que não se demore mais que seis meses esta tolerância ou 3.000km para fazer a revisão do veículo.

Depois desse período, existe o risco de o veículo não ser mais seguro tanto para os seus ocupantes quanto para quem está em outros veículos, na rua etc.

Onde fazer a revisão de veículo Volkswagen?

revisao-de-veiculos-onde-fazer

O primeiro passo para que a revisão de veículos seja feita é escolher uma concessionária autorizada pelo fabricante.

Elas estão preparadas para seguir de forma assertiva o plano de manutenção, usar as ferramentas adequadas, as peças originais e os profissionais treinados para o procedimento.

É fundamental destacar que a revisão do veículo precisa sempre ser feita por alguém especializado.

Mesmo que o dono do carro entenda de mecânica, ou conheça uma boa oficina, o fabricante só irá reconhecer que a manutenção foi feita se concessionários homologados.

Além do mais ela pode carimbar o manual de revisão ou registrar em sistemas próprios.

No caso dos modelos Volkswagen que não possuem mais o manual de papel, com isso garantido a comprovação da manutenção, tanto para a garantia do carro, quanto para novos proprietários.

Quais são os itens essenciais da revisão de veículos Volkswagen?

revisao-de-veiculos-itens-essenciais

Há certas coisas específicas que devem ser avaliadas quando se faz uma revisão de veículos porque elas estão diretamente ligadas a durabilidade plena do veiculo, bem como sua segurança.

Os fabricantes fizeram testes exaustivos em várias condições de uso, levando o veículo as mais diversas situações por um grande período para chegarem esta decisão.

Por isso a importância de seguir o plano de manutenção do fabricante e realizar a revisão dos veículos Volkswagen.

Óleo

Cada fabricante estipula um período de tempo e quilometragem para a troca de óleo do motoro e é muito importante que o mecânico que faz a revisão do veiculo fique atento a isso.

Ele deve verificar essa data de validade e comunicar ao proprietário do veículo se estiver na hora de fazer a substituição.

Óleo não é verificado pelo cheiro, coloração ou se estar grosso ou fino, os dados de quilometragem e tempo é fundamental, por isso a importância de registrar no manual a troca e na etiqueta que vai no para-brisas.

Filtro de óleo do Motor

Todas as vezes que o óleo do motor for trocado, deve obrigatoriamente ser trocado o filtro, pois todo aquele óleo novo entrará em contato com o que fica armazenado no filtro, contaminando.

Imagina pegar um litro de água potável e misturar um copo de água não potável, você beberia? Isso ilustrar bem o que falamos acima.

Filtro de ar

Quando se fala do ar, não é o ar condicionado, mas sim o sistema de ar que funciona em conjunto com o motor.

Mais uma vez, existe um prazo de validade para esse filtro e, quando ele não é respeitado, o desempenho do motor cai bastante.

É por causa disso que alguns veículos acabam ficando mais lentos, por exemplo: porque, sem o filtro de ar funcionando adequadamente, a quantidade de cavalos do motor não é aproveitada.

Nos casos dos motores Tsi, é muito importante atentar a isso, pois todo motor que usa turbina, aspira muito mais ar para o motor e este deve estar sempre em bom estado

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento fazem parte de toda a revisão de veículo e é um processo fundamental para que os pneus sejam preservados.

A principal função dessa parte da revisão é verificar se o veículo não está “torto” por causa dos eixos: isso faria com os pneus fossem desgastados de forma desproporcional, além de afetar o desempenho.

Sendo assim, aquando se tem um pneu mais gasto que o outro pode ser porque o veículo está desalinhado ou desbalanceado, sendo preciso providenciar esse reparo.

Freios

Esse é um dos principais itens de toda a revisão de veículo porque os acidentes por causa dos freios correspondem a um número alto, mesmo que eles não sejam fatais.

É fundamental que todas as modalidades de freios que o veículo tenha funcionem com qualidade e isso inclui o freio de mão.

Dentre os elementos que os mecânicos devem verificar durante a vistoria veicular, na parte do freio, estão as pastilhas, o disco e os tambores e é fundamental ter certeza de que tudo isso está em perfeitas condições.

Um item que muito das vezes é esquecido por oficina que não são concessionária é a troca do fluído de freio que deve ocorrer a cada 2 anos.

O Fluído tem a tendência de absorver umidade e com o tempo perde suas propriedades, por isso a importância de fazer a revisão de veículo Volkswagen em Concessionárias autorizadas

Filtro de combustível

Em muitos casos, os motoristas começam a perceber que o seu combustível está durando menos ou que o veículo já não responde da forma como deveria quando o motor é acionado.

A causa para isso pode ser o filtro de combustível, que está danificado: nesses casos, as impurezas que estão no próprio combustível acabam passando para o motor, o que atrapalha o seu desempenho.

As fabricantes de cada veículo determinam quando o filtro de combustível tem de ser substituído e o mecânico responsável pela revisão tem de verificar se já é o momento de fazer isso ou não.

Velas

Mais um item que se refere ao motor e que pode fazer com que a vida útil deste seja bem reduzida caso não estejam em bom estado.

Normalmente, o prazo para que as velas dos veículos sejam substituídas é de até 100.000.

Mas cabe dizer que há algumas montadoras que usam o modelo de 15.000, ou seja, a sua troca é necessária de forma antecipada.

Além disso, caso esse prazo de substituição já tenha acontecido, é preciso mudar as velas mesmo que elas aparentem estar boas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *