alinhamento-e-balanceamento-de-pneus

Como Fazer o Alinhamento E Balanceamento de Pneus

O alinhamento e balanceamento de pneu é um procedimento considerado simples, mas que evita que o veículo tenha desgastes que podem fazê-lo precisar ser substituído mais cedo ou ficar por um período longo na oficina mecânica.

Na realidade, o alinhamento e o balanceamento evitam também acidentes que podem ter grandes proporções.

Afinal, o volante pode ficar balançando por causa da falta de firmeza e isso, é claro, tende a fazer com que o motorista perca o controle, dependendo do solo, das condições do clima e do seu nível de experiência.

O alinhamento e balanceamento precisam ser incluídos em todas as revisões veiculares e é muito importante procurar uma autorizada sempre a fim de que os profissionais de lá verifiquem a necessidade de fazer qualquer um dos procedimentos ou até ambos.

Tudo vai depender de quanto desgaste o veículo já sofreu, quando foi feita a última troca de pneus e diversos outros critérios que a autorizada avaliará.

Como acontece com todo problema mecânico, é muito importante não esperar tempo demais para providenciar o alinhamento e balanceamento porque isso pode colocar em risco a segurança de todos os envolvidos no trânsito.

Prevenir é remediar e, em se tratando de carro, ainda mais.

Não ficar atento ao alinhamento e balanceamento pode culminar em desgastes severos no veículo.

Isso, é claro, faz com que os gastos posteriores sejam ainda maiores, tanto com reparos quanto com a eventual troca do carro.

Balanceamento e alinhamento de pneus são a mesma coisa?

balanceamento-e-alinhamento-sao-a-mesma-coisa

Apesar de ambos os procedimentos mecânicos costumarem aparecer lado a lado, eles não são iguais.

Na verdade, existe uma técnica usada pelos mecânicos para definir quando é preciso uma coisa ou outra e isso indica, inclusive, qual é o tipo de problema que o veículo tem.

Para começar, o alinhamento acontece quando as rodas dos veículos estão desiguais, o que significa que o seu eixo também não está na posição que ele deveria estar fazendo com que um lado esteja mais para cima ou mais para baixo.

Para detectar isso, os mecânicos costumam pedir autorização para o proprietário do veículo e colocá-lo em uma rua que seja totalmente reta.

Quando for seguro, é só deixar o veículo andar “sozinho”: se ele continuar em linha reta., significa que tudo está alinhado.

Por outro lado, se esse veículo se inclinar para um dos lados, quer dizer que o eixo está desigual: se ele estiver mais para baixo no lado direito, então o veículo tenderá a ir para o lado direito.

Outra forma bem simples de se perceber a necessidade de alinhamento é quando acontece o chamado “cantar de pneus”.

Apesar de haver quem faça isso de propósito, muitos motoristas “cantam pneu” de modo involuntário devido ao fato de o veículo estar desalinhado.

Apesar de os mecânicos fazerem esse tipo de teste, os proprietários também podem fazê-lo sem nenhuma dificuldade e, assim, chegar à oficina já comunicando que o seu veículo precisa de determinado ajuste.

Já no caso do balanceamento, o diagnóstico também pode ser feito pela própria pessoa, mas o mecânico está disponível para fazer isso.

Para descobrir se o veículo está desbalanceado, é só colocá-lo também em uma rua reta e começar a dirigir.

Se for necessário fazer um balanceamento, então o volante vai vibrar; caso ele continue firme, então não há necessidade de fazer qualquer processo.

É muito importante que os testes para alinhamento e balanceamento de veículo sejam feitos em uma rua onde não haja muito tráfego, em especial no caso do balanceamento.

Isso porque, caso precise de reparos o volante pode deixar o carro instável, estando o motorista despreparado, ele pode perder o controle e avançar para um dos lados da pista.

Apesar de simples as ações para detectar a necessidade de alinhamento e balanceamento deve ser feita por pessoas com experiência, afim e detectar outras falhas.

É preciso fazer os dois no mesmo dia?

A maioria das pessoas associa o alinhamento ao balanceamento, acreditando que os dois reparos são ligados e devem ser feitos no mesmo dia.

Esse é um equívoco que faz com que os proprietários fiquem com medo de levar os seus veículos a uma autorizada porque não desejam arcar com dois tipos de consertos.

Por isso, é necessário esclarecer que dá para fazer alinhamento e balanceamento de formas independentes.

É perfeitamente possível que um veículo esteja desalinhado, mas não esteja desbalanceado e vice-versa.

Contudo, a avaliação confiável só vem da autorizada, que está a par de todos os parâmetros usados na fábrica e que devem continuar sendo vistos no carro.

Como é o seu reparo

alinhamento-e-balanceamento-reparo

O reparo é feito pelos mecânicos usando equipamentos específicos e que garantem que o veículo esteja em uma altura suficiente para que seja possível verificar a sua parte de baixo.

Com isso, dá para os mecânicos avaliarem em que lado está o eixo desbalanceado, por exemplo, providenciando o seu reparo ou até mesmo a sua troca.

Cabe salientar que o reparo no alinhamento ou balanceamento demora um pouco: é bastante difícil que o veículo fique pronto no mesmo dia.

Dessa maneira, o seu proprietário precisa estar preparado para ficar um ou dois dias aguardando.

É fundamental mencionar que a recomendação das fabricantes é que o veículo sempre seja revisado em uma autorizada.

Muitas vezes, é preciso entrar em contato previamente e fazer um agendamento da avaliação.

Quanto custa o alinhamento e balanceamento?

Os valores do alinhamento e balanceamento veicular são variados e dependem do tipo de carro, se é só um reparo ou se são mais de um.

É por isso, inclusive, que se deve confiar nas avaliações das autorizadas: elas saberão identificar com toda a clareza quais os procedimentos necessários e o tempo para o veículo ser devolvido, bem como o seu custo.

Preciso procurar uma autorizada?

alinhamento-e-balanceamento-autorizada

É fundamental que, antes de alinhar ou balancear o veículo, faça-se uma pesquisa e localize-se a autorizada mais próxima.

Afinal, esse tipo de defeito pode fazer com que ocorram acidentes sérios e o veículo perde o seu valor e tende a quebrar com mais facilidade.

Apesar de os custos com mecânico serem considerados altos por muita gente, é preferível pagar um pouco a mais para que uma autorizada faça o serviço, pois isso fará com que os parâmetros de fábrica sejam mantidos e a segurança e desempenho fiquem preservados.

Importante ressaltar ainda que não se deve nunca tentar fazer o alinhamento ou o balanceamento em casa, procurando por tutoriais.

Apenas os profissionais que trabalham nas autorizadas podem assumir esse tipo de reparo, justamente por causa das consequências ruins para o veículo e para a segurança de todos no caso de ele continuar desalinhado ou desbalanceado.

A Embraterr Automóveis oferece toda a assistência técnica para o seu Volkswagen.

Possuímos profissionais altamente capacitados e peças originais com garantia de 1 ano.

Você pode contar com os nossos serviços 24 horas por dia e 365 dias por ano para garantir que seu veículo esteja sempre em perfeitas condições.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários, teremos o maior prazer em respondê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *